terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ouvidoria da PMDF exige informações detalhadas e não formaliza denúncias

Ouvidoria da PMDF exige informações detalhadas e não formaliza denúncias

A saga do grupo Haus Of Little Monsters Brazil (HLMB), fã clube nacional da cantora Lady Gaga, continua. Em busca de uma resposta da Polícia Militar do Distrito Federal sobre a proibição do porte de fotos da cantora na Esplanada dos Ministérios, o grupo tentou, nessa terça (5/8), formalizar uma denúncia na ouvidoria da PMDF, na Rodoviária do Plano Piloto. Mas todo o esforço foi em vão.

Segundo Yuri Turate, representante do grupo HLMB, ao tentar registrar uma reclamação formal sobre a apreensão de fotos da cantora Lady Gaga na Esplanada (ocorrida no dia 16 de julho, durante reunião do BRICS), os atendentes exigiram nome dos policiais envolvidos e número do batalhão que estava escalado na data do ocorrido. Sem saber as informações detalhadas, o grupo não pode registrar a denúncia.

"Como vou saber dados técnicos como esses, se sou um cidadão comum e não o superior deles? Eles nos orientaram a procurar o comando geral da PMDF e saímos de lá sem nenhum amparo", lamenta o estudante da UnB.

De acordo com Trevi Treviño, também do grupo HLMB, a burocracia e exigência de detalhes afasta não só a participação da população diante das denúncias de irregularidades, como afasta também os direitos dos cidadãos deles próprios.

"Queríamos formalizar a denúncia para requerer um esclarecimento. Nosso objetivo não é reaver meramente um banner e, sim, questionar nossos direitos por meio do diálogo. Queremos saber o motivo da apreensão, o motivo da não devolução do material e ainda dessa dificuldade em denunciar abusos policiais.", comenta Trevi, que junto a outros três amigos protocolou um requerimento de esclarecimento na Corregedoria Geral da PMDF na tarde de hoje.

Outra dificuldade enfrentada pelos amigos foi quanto ao protocolo de denúncia em secretaria do governo. Na Secretaria de Segurança Pública do DF, o grupo foi redirecionado à Secretaria de Ordem Pública e Social. Com advogados voluntários no caso, a HLMB diz que não irá desistir da busca de respostas e não descartam a possibilidade do ingresso do grupo em uma ação civil pública.

"É um jogo de empurra e empurra, e ninguém sabe de nada. Me preocupa apenas como deve ser a situação de pessoas com denúncias mais graves ao ter de enfrentar toda essa dificuldade que estamos enfrentando.", desabafa.


Entenda o caso / veja fotos da apreensão
Brasília: PM apreende em frente ao Itamaraty faixas contra lei russa 'anti-gay'

Polícia impede fotos de Lady Gaga na Esplanada

Fotos de Gaga são apreendidas por PM em protesto no DF

Vídeo da apreensão:

Ofensivos? Veja aqui o material apreendido:

Nenhum comentário:

Postar um comentário